• A melhor solução e atendimento para o seu sistema de ar condicionado.
Entre em Contato

(11) 4110-5107

Endereço

Rua Joaquim de Almeida, 313
- Mirandópolis

A Fiscalização de Obras é bastante popular no segmento de construção civil, também no ramo da arquitetura e engenharia, a fiscalização de obras precisa ser devidamente entendida, para não correr o risco de algum projeto ser vetado nessa etapa. 

Então, antes de mais nada, é preciso saber do que se trata a fase de fiscalização de uma obra. Segundo o CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), essa é uma atividade composta pela inspeção e controle técnico de uma obra ou serviço. Sua finalidade é verificar e examinar se a execução está de acordo com o projeto, bem como seus prazos e especificações. 

Outra definição ainda consta na Lei Federal 8666, sendo descrita como um serviço técnico profissional especializado. Mas o ponto central, basicamente, diz respeito a fiscalização de obras ter importante papel social, já que os seus recursos devem ser utilizados de maneira econômica, eficaz e extremamente eficiente. 

Importância da fiscalização de obras

Muito se fala em cronograma de obra e como ele é relevante para evitar transtornos na execução do projeto. No entanto, sem tirar sua relevância, a fase de fiscalização também deve ser considerada uma etapa fundamental. Inclusive, ela deve ser potencializada quando se tratar de um projeto com investimento alto, prazos bem definidos e certos objetivos exclusivos.  

Em contrapartida, é fato que nem sempre é hábil para os profissionais responsáveis pela construção fazer uma gestão de qualidade, controlar prazos, entrar em contato com fornecedores, controlar como é feito o armazenamento de materiais e várias outras atividades importantes.  

É nesse momento que o serviço de fiscalização de obras tem sua relevância potencializada. Com esta prática, todos os envolvidos no projeto podem usufruir das vantagens, principalmente: 

  • Aumento da qualidade do projeto; 

  • Redução de custos, sem comprometer a qualidade da obra; 

  • Melhor controle de prazos em cada fase, evitando o atraso da entrega final. 

Além disso, com o acompanhamento da fiscalização, fica mais assertivo seguir todos os requisitos e normas legais, também as vontades dos clientes, manter o orçamento da obra e ainda garantir procedimentos mais seguros.  

Vale ressaltar que o acompanhamento fiscal na obra é muito importante para diminuir os impactos ambientais. 

Como funciona a fiscalização de obras? 

Essa prática pode ser feita tanto em espaços públicos quanto particulares. E como já vimos, o principal objetivo é encontrar irregularidades e verificar se as alterações seguem alinhadas com o planejamento inicial da obra. Abaixo, você pode conferir como é feita a fiscalização no dia a dia! 

Início da fiscalização de obra

Em um primeiro momento, o fiscal precisa conferir alguns documentos importantes para o sucesso do projeto: 

  • Arquivo contendo todas as informações sobre o contrato, as especificações e os memoriais; 

  • Cronogramas financeiro e físico do planejamento; 

  • Ordem de serviço; 

  • Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). 

Desenvolvimento da obra

Com a continuidade do projeto, como as ações do fiscal acontecem no canteiro de obras, ele terá que criar registros e medições, conforme as fases forem sendo concluídas. 

Nesta etapa, o fiscal de obras vai precisar opinar sobre a necessidade, ou não, de solicitar adiantamentos. Além de informar quando tiver risco de rescisões contratuais, multas e outras circunstâncias que prejudicam o cumprimento do contrato. 

Não apenas, esse profissional também está apto para fazer exames, testes, ensaios ou executar algum outro método para conferir a qualidade dos processos.  

Sendo necessário, ao realizar a fiscalização da obra, existe a possibilidade de ele exigir a substituição de equipamentos, ferramentas e materiais ou mesmo paralisar os trabalhos. 

Conclusão do projeto

Quando a obra chegar ao fim, é responsabilidade do fiscal de obras verificar se o projeto está em condição adequada e aprovar os desenhos que foram elaborados.  

Se tudo estiver dentro dos conformes, a construção poderá ser entregue e fazer o encaminhamento do Termo de Recebimento Provisório. 

Daí em diante, existe um prazo de 90 dias para corrigir qualquer divergência. Depois de todos os detalhes devidamente alinhados, o responsável por fiscalizar a obra faz uma nova vistoria e então, poderá ser lavrado o chamado Termo de Recebimento Definitivo. 

Por que realizar a Fiscalização de obras com a Empire?  

Com segurança e qualidade no desempenho de seus serviços, a Empire é uma empresa especializada na Fiscalização de Obras, além de outros equipamentos relacionados à refrigeração.    

Com experiência e dedicação, os funcionários são treinados para oferecer os melhores serviços para que você obtenha os melhores resultados e uma completa satisfação.   

Veja Como São Feitas as Fiscalizações de Obras
Entre em Contato

Estamos sempre prontos para melhor atendê-los

Entre em contato
Veja Como São Feitas as Fiscalizações de Obras

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS DE ALTA QUALIDADE

Se interessou e quer realizar a Fiscalização de Obras? Conte conosco da Empire Soluções em Ar Condicionado! 

Nós da Empire Soluções em Ar Condicionado somos uma empresa especializada em prestação de serviço em sistemas de ar condicionado. Nossa equipe técnica é formada por engenheiros mecânicos com especialização comprovada em sistemas de refrigeração e ar condicionado, garantindo ao cliente a contratação de serviços de acordo com as principais normas nacionais e internacionais, legislações brasileiras e boas práticas de engenharia.