Ar Condicionado para Restaurantes
Quando falamos em ar condicionado de conforto, não estamos nos referindo apenas ao controle de temperatura do ambiente, mas sim de um conjunto de parâmetros que devem ser cuidadosamente avaliados:
- Temperatura e umidade: características extremamente importantes para a manutenção da sensação de conforto térmico e saúde dos clientes. Estes parâmetros podem auxiliar na proliferação de fungos e bactérias caso estejam fora dos limites aceitáveis. Outro item importante é que temperaturas muito baixas podem esfriar rapidamente a comida dos clientes antes de serem consumidos, o que aumentará o número de reclamações.
- Distribuição de ar: a má distribuição de ar faz como que o ambiente possua zonas muito frias e outras muito quentes, prejudicando o conforto térmico. Além disso, quando não são utilizados os tipos corretos de evaporadoras ou se as grelhas e difusores não forem corretamente posicionados e dimensionados, os ocupantes podem sentir jatos de ar frio, provando desconforto e redução da temperatura dos pratos servidos.
- Renovação de ar: tem como função a diluição do número de partículas indesejáveis no ambiente, além de garantir os valores mínimos e máximos de oxigênio e gás carbônico. Grande parte dos ambientes climatizados não possuem renovação de ar, o que faz se tornarem ambientes propícios para doenças. No caso específico de restaurantes, partículas diversas podem se acumular nos alimentos e serem ingeridas pelo cliente.
- Nível de filtragem: os filtros possuem a função de retenção de partículas, tanto do ar externo quanto do ar recirculado, o qual traz contaminantes provenientes do próprio ambiente. Os filtros devem ser frequentemente higienizados e substituídos, além de seu tipo estar adequado para a aplicação.
O sistema de ar condicionado para restaurantes, além de ter como objetivo garantir os parâmetros acima, também é necessário para a qualidade do produto. Alimentos devem ser produzidos e consumidos em locais limpos, livres de contaminação.
NOSSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO
A Empire atua na área de ar condicionado para restaurantes com o objetivo de garantir a integridade dos parâmetros a serem controlados e, consequentemente, a saúde dos ocupantes e qualidade do produto. As principais áreas atendidas pela Empire são:
- Restaurantes de rua
- Restaurantes dentro de shoppings
- Locais de delivery
- Cozinhas industriais centrais
Com nossa gama de serviços e soluções em ar condicionado para restaurantes, estamos capacitados a atender as necessidades do cliente e, o mais importante, prestar um serviço de acordo com as normas nacionais e internacionais, legislações brasileiras e as boas práticas de engenharia.
De acordo com lei federal 13.589, todos os estabelecimentos devem possuir PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle). Para mais informações a respeito deste serviço prestado pela Empire clique aqui.
Caso tenha dúvidas a respeito da lei 13.589 e os impactos em seu estabelecimento, acesse http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13589.htm