Higienização de Ar Condicionado
A higienização de ar condicionado é de extrema importância, pois irá garantir que o ar recirculado seja devidamente filtrado antes de ser insuflado novamente ao ambiente. Visto que os ambientes geram inúmeros contaminantes, estes retornam para a evaporadora do ar condicionado e lá se acumulam, causando diversos problemas à saúde caso não sejam removidos.
Assim sendo, quando o equipamento, serpentina e seus filtros não estão limpos, todos estes contaminantes retornam ao ambiente causando diversos problemas de saúde aos ocupantes. Além disso, quando temos filtros sujos, há um bloqueio da passagem do ar, o que faz com que o equipamento fique sobrecarregado e consuma mais energia elétrica. Da mesma forma, a redução da vida útil do equipamento também é comprometida pela falta de higienização do ar condicionado: contaminantes podem causar ferrugem e/ou corrosão do aparelho, além de obstruir seus componentes.
Dessa forma, é importante a conscientização dos usuários em relação aos problemas que podem ocorrer caso o ar condicionado não seja corretamente mantido. Portanto, em uma contratação de higienização de ar condicionado, devem ser verificados os seguintes itens:
- Filtros de ar;
- Bandeja de condensado;
- Tubulação de dreno;
- Rotor;
- Serpentina;
- Gabinete.
Conforme estipulado pela Anvisa, esses serviços devem ser executados mensalmente (para aplicações não residenciais) e por técnicos especializados, visto que é necessária a desmontagem parcial do equipamento.
Importante salientar que de acordo com lei federal 13.589 de 04 de janeiro de 2018, todos os estabelecimentos devem possuir PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle). Assim, é necessário não apenas realizar higienização do sistema, mas também possuir um contrato de manutenção preventiva. Para mais informações a respeito deste serviço prestado pela Empire clique aqui.
Caso tenha dúvidas a respeito da lei 13.589 e os impactos em seu estabelecimento, acesse http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13589.htm