Ar Condicionado Hospitalar
O sistema de ar condicionado hospitalar possui diversas especificidades a serem levadas em consideração durante a elaboração do projeto, instalação e manutenção. O principal objetivo do sistema de ar é garantir um ambiente seguro tanto para pacientes quando aos profissionais de saúde. Abaixo, citamos algumas observações a respeito da área hospitalar:
- É aconselhável a aplicação do conceito de fluxo laminar para salas de cirurgia, a fim de reduzir o número de partículas em suspensão. Este conceito é muito utilizado e deve ser previsto durante a elaboração do projeto.
- Diferente das aplicações de conforto térmico, a captação do ar de retorno e/ou exaustão deve ser feita por meio de shafts localizados próximo ao piso e não pelo teto próximo ao insuflamento.
- Salas que possuem problemas com odores devem possuir um bom sistema de ventilação e um diferencial de pressão em relação as salas adjacentes.
- Salas de emergência são os ambientes com maiores índices de contaminação do hospital, pois o número de pessoas, incluindo pacientes em diversas condições e acompanhantes é elevado. As salas de espera e triagem requerem atenção especial devido a quantidade de pacientes não diagnosticados e que podem ser portadoras de doenças infecciosas transmitidas pelo ar.
NOSSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO
A Empire atua na área de ar condicionado hospitalar com o objetivo de garantir a integridade dos parâmetros a serem controlados e, consequentemente, a segurança de pacientes e profissionais. As principais áreas atendidas pela Empire são:
- Salas de UTI
- Salas de cirurgia
- Pronto-socorro
- Apartamentos e enfermarias
- Salas de isolamento
- Ambientes de análises clínicas
- Salas de recuperação
- Berçários
- Área comum
Os equipamentos mais utilizados em hospitais são unidades de tratamento de ar (UTAs) de expansão direta ou indireta (água gelada) com sistemas de monitoramento e automação. Porém, por serem sistemas mais caros, muitos hospitais optam por sistemas mais simples como como splitão, VRF ou até mesmo splits. Esses sistemas, dependendo do local instalado, não atendem as normas e recomendações, expondo pacientes e profissionais a diversos riscos.
Assim, é muito importante a contratação de uma empresa de engenharia para que se responsabilize tecnicamente pelo sistema de ar condicionado hospitalar. Com nossa gama de serviços e soluções, estamos capacitados a atender o cliente com suas necessidades e prestar um serviço de acordo com as normas nacionais e internacionais, legislações brasileiras e as boas práticas de engenharia.
De acordo com lei federal 13.589 de 04 de janeiro de 2018, todos os estabelecimentos devem possuir PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle). Para mais informações a respeito deste serviço prestado pela Empire clique aqui.
Caso tenha dúvidas a respeito da lei 13.589 e os impactos em seu estabelecimento, acesse http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13589.htm