Contaminantes. O Que São?

Por: Empire - 06 de Fevereiro de 2025
Neste post vamos definir o que são o contaminantes. Sem dúvida, esses contaminantes estão relacionados com a falta de manutenção preventiva ou, no mínimo, higienização do equipamento. Assim, filtros, rotor, bandeja e serpentina ficam sujos, o que causam diversos problemas à saúde dos ocupantes.
Ar atmosférico
A composição do ar atmosférico é de basicamente gases, vapor d’água e contaminantes. Os principais gases encontrados de acordo com a Ashrae (2004) são (em volume): nitrogênio 78,084%, oxigênio 20,9476%, argônio 0,934%, neônio 0,001818%, hélio 0,000524%, metano 0,00015%, dióxido de enxofre 0 a 0,0001%, hidrogênio 0,00005%, entre outros componentes presentes em menor proporção. Por fim, a quantidade de vapor d’água, varia com a temperatura e pressão do local.
Contaminantes
A definição de contaminante, sob o ponto de vista do condicionamento do ar e da ventilação, é qualquer substância que não faz parte da composição normal do ar atmosférico. Além disso, caso algum componente do ar esteja presente em uma concentração acima dos limites pré-estabelecidos, também é considerado como contaminante. Sendo assim, os contaminantes podem ser classificados basicamente em:
Partículas sólidas:
- Fumos: possuem diâmetro menor que 1 µm. Em síntese, são resultantes da condensação de vapores geralmente após a emanação de metais fundidos e quase sempre acompanhada de oxidação.
- Poeiras: possuem diâmetro menor que 100 µm. Em síntese, são resultantes da desintegração mecânica de substâncias orgânicas e inorgânicas.
- Fumaça: partículas extremamente pequenas resultantes da combustão incompleta do fumo, lenha, carvão, entre outros materiais com carbono.
Partículas líquidas:
- Mists: partículas pequenas produzidas por atomização e pulverização.
- Fogs: partículas resultantes da condensação de vapores.
- Vapor: matéria no estado gasoso, que pode ser liquefeito com o aumento da pressão.
- Gases: fluido impossível de ser liquefeito com um simples aumento de pressão. O gás é o estado da matéria que tem a característica de se expandir espontaneamente, ocupando a totalidade do recipiente que o contém.
Organismos vivos:
- Nessa classificação estão englobadas as bactérias, esporos de plantas, pólen, fungos, entre outros.
Mais detalhes podem ser encontrados no site da Abrava – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento: https://abrava.com.br/.
Para entrar em contato conosco, mande uma mensagem no whatsapp ou acesse o link: Entre em contato .
Caso queira se aprofundar em outros temas, acesse o nosso blog.
Entre em contato agora mesmo!
Clique no botão e entre em contato para tirar dúvidas ou solicitar um orçamento.
falar com especialistaPáginas Relacionadas
Entenda A Importância De Realizar A Manutenção Ar-Condicionado Em São Paulo
A manutenção ar-condicionado em São Paulo é indispensável para garantir a eficiência desses aparelhos. Através dela, é possível corrigir defeitos e, mais do que isso,...
Renovação De Ar: O Que É?
Renovação de ar A renovação de ar pode ser considerada um dos principais fatores que interferem na qualidade do ar interno. A ventilação é definida como...
Higienização De Ar Condicionado: Veja 4 Vantagens!
Você entende o porquê de ser fundamental fazer a higienização de ar condicionado regularmente? Se a resposta for não, fique tranquilo(a), pois explicaremos todos os...
Pmoc: Confira As Respostas Para As Dúvidas Mais Frequentes
O PMOC é um procedimento obrigatório para espaços dos mais variados segmentos, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. Em linhas gerais, garantem o...