Contaminantes e o ar condicionado sujo
Grande parte dos contaminantes contidos no ar interno surgem do próprio ambiente, ou seja, de tapetes, computadores, produtos de limpeza, tintas, odores como perfumes, fogões, impressoras, cosméticos, inseticidas, fungos, bactérias, entre outros. Esses contaminantes fazem com que o usuário fique com o ar condicionado sujo e prejudique a saúde dos ocupantes.
Além disso, certas atividades como varrer e tirar pó auxiliam na movimentação de partículas, trazendo-as em contato com o ar. Pessoas também são fonte de geração de contaminantes devido ao metabolismo, uma vez que esse, por meio da respiração, promove a queda da concentração de oxigênio e aumento do gás carbônico. A transpiração também pode ser considerada como fonte de contaminantes, pois adiciona vapor d’água ao ambiente.
O sistema de ar condicionado deve utilizar uma parcela de ar externo e uma parcela de ar de retorno (climatizado) do ambiente, portanto quando o ar está contaminado as partículas recirculam e retornam ao ambiente. Esse é o motivo que faz com que o ar condicionado seja o vilão para muitas pessoas. Porém, existem maneiras de evitar isso, como por exemplo:
- Garantir o volume correto de ar externo para diluir os poluentes;
- Instalar um sistema de ar condicionado com o nível de filtragem adequado;
- Limpeza dos dutos e manutenção periódica.
Esses procedimentos permitem que o ar de recirculação apresente menores índices de contaminação, diminuindo assim a proliferação de fungos, bactérias e outros contaminantes.
Todos os procedimentos de limpeza devem ser planejados e executados dentro das normas e padrões de qualidade. Os contaminantes exteriores mais conhecidos são aqueles provenientes de descargas de automóveis e de gases de chaminés de fabricas, tais como: monóxidos e dióxidos de carbono, o dióxido de nitrogênio, o dióxido de enxofre, o ozônio, vapores de chumbo e metais pesados. A contaminação dos ambientes pelos elementos citados se dá principalmente em função de entradas de ar localizadas no nível do terreno ou próximas ao tráfego e quando a captação do ar externo está próxima às fontes emissoras de poluentes.
Portanto, não deixe seu ar condicionado sujo e cuide da saúde de todos!
Mais detalhes podem ser encontrados no site da Abrava – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento: https://abrava.com.br/
Para entrar em contato conosco, mande uma mensagem no whatsapp ou acesse o link: https://empirearcondicionado.com.br/contato/
Caso queira se aprofundar em outros temas, acesse https://empirearcondicionado.com.br/blog/