O PMOC ar-condicionado em SP é uma das atividades mais importantes para se realizar em ambientes que dependem de um funcionamento pleno de equipamentos desse gênero. Através dele, é possível garantir não somente a máxima eficiência desses itens, como também a segurança de espaços e pessoas que dependem desses objetos.
O que é o PMOC ar-condicionado em SP?
Para entender o que é o PMOC ar-condicionado em SP, é importante saber, primeiro, o que significa essa sigla.
PMOC é a sigla para Plano de Manutenção, Operação e Controle, um denso documento que estabelece detalhes sobre os procedimentos voltados para a garantir a integridade de sistemas de climatização utilizados no Brasil. Em linhas gerais, a ideia é estabelecer um padrão de qualidade voltado para a conservação desses itens.
Apesar de pouco conhecido entre leigos, o cumprimento desses tópicos em ambientes específicos é obrigatório, conforme aponta a Lei nº 13.589/2018. De acordo com o texto, “(…) todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizado artificialmente devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes”.
Como é feito o PMOC ar-condicionado em SP?
Apesar de parecer uma tarefa simples, a realização do PMOC ar-condicionado em SP é bastante complexa e, por isso, precisa ser executada por profissionais. Esses indivíduos analisarão diversos pontos, estabelecendo:
- A identificação do ambiente, do proprietário e do responsável técnico;
- A relação de todos os ambientes climatizados;
- O Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC).
Somente após esse processo se emite um documento, intitulado pela mesma sigla, que garante que o produto vistoriado está apto a continuar em funcionamento.
Por que o PMOC é importante?
Assim como já indicamos acima, o PMOC ar-condicionado em SP é extremamente importante para garantir a eficiência e a segurança de espaços e pessoas atendidos por esses aparelhos.
Nesse sentido, olhares mais atentos podem insinuar que a Lei nº 13.589/2018, assinada antes da pandemia, pode não ser tão eficiente, justamente por não considerar o cenário que passaria a ser registrado a partir do ano seguinte. No entanto, essa perspectiva não passa de um equívoco.
Mesmo na época em que foi vigorada, a regra já estabelecia uma atuação extremamente cautelosa para a contenção e eliminação de agentes contaminantes, principalmente por considerar que o PMOC ar-condicionado em SP também seria aplicado em laboratórios e outros espaços altamante controlados.
Tanto é que, durante o período de isolamento social, a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA) divulgou um material em que destacou a ação de “(…) intensificar serviços de manutenção preventiva conforme indicado no PMOC – Plano de Operação, Manutenção e Controle”, uma vez que essa ação podia garantir a segurança de pessoas.
Qual a melhor empresa para se investir no PMOC ar-condicionado em SP?
Considerando a importância dessa atividade, é fundamental investir em companhias especializadas nesse segmento, como a Empire Solução. Há anos atuando nesse segmento, a empresa oferece as melhores soluções voltada para esse setor.
Por isso, se estiver em busca de serviços em sistemas de ar-condicionado, não perca tempo! Entre em contato com a Empire Solução e solicite um orçamento.