Ar Condicionado faz mal?
O ar condicionado faz mal para algumas pessoas devido principalmente à problemas de projeto, instalação e principalmente falta de manutenção. Além disso, é muito importante que o usuário tenha consciência de que condições insalubres existem com ou sem o ar condicionado. Isto é, os contaminantes contidos no ar externo e aqueles gerados pelo próprio ambiente interno, existem de qualquer maneira.
Para que o sistema de ar condicionado não faça mal para a saúde, é necessário que as condições internas do local estejam adequadas, já que o ar insuflado no ambiente possui grande parcela de ar de retorno. Portanto, locais com água acumulada, poeiras, excesso de papel, produtos de limpezas, entre outros, são propícios para o crescimento de substâncias alérgicas. Sendo assim, essas todas essas partículas irão circular pelo sistema de ar condicionado e retornar ao ambiente climatizado.
Grande parte das instalações brasileiras atuais não estão de acordo com as normas e recomendações da Anvisa. Bancos, hospitais, escritórios, residências, supermercados são considerados, em sua maioria, insalubres, pois não respeitam os critérios mínimos de qualidade do ar, distribuição e manutenção.
Ar condicionado faz mal – problemas de projeto e manutenção
Grande parte dos problemas causados pelo sistema de ar condicionado é devido à problemas de projeto e principalmente manutenção. Abaixo, seguem alguns exemplos:
- Renovação de ar: falta de renovação de ar, a qual tem como função a diluição do número de partículas indesejáveis no ambiente, além de garantir os valores mínimos e máximos de oxigênio e gás carbônico.
- Sistema de filtragem: ausência de filtros adequadas e falta de limpeza e higienização dos mesmos. Os filtros possuem a função de retenção de partículas, tanto do ar externo quanto do ar recirculado, o qual traz contaminantes provenientes do próprio ambiente. Os filtros devem ser frequentemente higienizados e substituídos.
- Controle de umidade, velocidade e distribuição: características extremamente importantes para a manutenção da saúde. Umidade baixa, velocidade alta e má distribuição agravam as doenças respiratórias mencionadas no início do trabalho, além de não criarem condições para uma correta climatização.
Portanto é mito que o ar condicionado faz mal. O que prejudica a saúde e gera desconforto para ocupantes é falta de projeto, má instalação e ausência de manutenção.
Mais detalhes podem ser encontrados no site da Abrava – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento: https://abrava.com.br/
Para entrar em contato conosco, mande uma mensagem no whatsapp ou acesse o link: https://empirearcondicionado.com.br/contato/
Caso queira se aprofundar em outros temas, acesse https://empirearcondicionado.com.br/blog/